Brincadeiras educativas para fazer em casa com seus filhos

Qualquer especialista da educação pontua claramente a importância dos país passarem um momento juntos com os pequenos. Mas já imaginou juntar esse momento de lazer com um incentivo ao aprendizado? Isso é possível usando algumas dicas bem criativas que unem o momento de diversão a uma  carga de aprendizado muito positivo para as crianças. Quer saber como? Leia o texto a seguir e entenda:

QUIZ

Quando o pai participa da vida escolar da criança, é muito mais fácil entender as etapas pelos quais a mesma irá passar e saber identificar de que forma é possível interferir positivamente na aquisição desse conhecimento.

Por isso, os país que estão por dentro dos conteúdos que os filhos estão vendo na escola podem apostar em um grande quiz com os assuntos que estão sendo visualizados no planejamento escolar!

Essa é uma atividade bem interessante pois estimula a fixação de assunto e pode conter dinâmicas diferentes dependendo da quantidade de pessoas participando.

Jogo da Memória

O jogo da memória é bem vantajosa para diversas idades, mas pode ter um potencial diferente para as crianças menores de 5 anos de idade.

Isso porque, nessa fase as crianças ainda não bastante visuais e precisam começar a associar as figuras às palavras que estão conhecendo.

Além disso, vale mencionar que a aquisição de vocabulário nessa período da infância deve ser um processo incentivado a todo momento pelos país.

Passeios Educativos

Apesar dos passeios educativos parecerem funcionar melhor para quem mora em uma região privilegiada, vale lembrar que todos os passeios podem conter uma carga educacional dependendo do direcionamento dos país.

Um piquenique na praia, um passeio de bicicleta ou uma ida ao museu podem se tornar passeios educativos se você instruir a criança a observar e captar detalhes dos lugares.

Depois, é interessante propor diálogos sobre os momentos passados juntos, fazendo perguntando e incentivando as práticas de interpretação de texto e oratória.

Customização e Decoração

Essa é uma forma bem dinâmica e divertida de dar autonomia ao seu filho e ensinar sobre o consumo consciente. A melhor parte é que esta é uma proposta bem barata.

Você poderá reaproveitar os objetos, brinquedos ou móveis velhos para desfrutar de um momento de criatividade e produção em família.

Além disso, essa dinâmica de brincadeira também pode funcionar para a criação de jogos como o arremesso de argolas feito com macarrão de piscina, o dominó artesanal feito com pedras ou o acerto de latas feito de material reciclado.