Entenda como funciona a divisão das etapas da Educação Básica

A educação escolar precisa ser dividida em diferentes etapas condizentes com determinada faixa etária dos estudantes. Essa divisão foi elaborada a partir do desenvolvimento de cada fase da vida da criança e garante uma construção educacional necessária para etapas posteriores.

Para muitas pessoas, compreender as etapas da educação básica ainda pode ser um desafio e por isso, vamos explicar para você de que forma essa divisão funciona.

Educação Infantil

Vamos começar falando dos primeiros momentos da criança na escola: a educação infantil. Muitos pais têm dúvida acerca desse ingresso em ma instituição de ensino.

Especialistas indicam que a idade mais adequada para dar inicio a educação infantil é em torno dos 4 anos, momento em que a criança já desenvolveu habilidades básicas e pode captar melhor o aprendizado.

Essa fase vai desde o infantil I até a chegada da alfabetização, em que ocorre uma cerimônia facultativa de passagem para o ensino fundamental II.

Ensino fundamental

O ensino fundamental será uma nova tapa da vida da criança, na qual muitas mudanças pedagógicas são aplicadas para ampliar o seu conhecimento e as suas capacidades.

As séries que estão inclusas nessa etapa vão desde o 1° ano do ensino fundamental até 9° ano, que representa a passagem para o ensino médio.

Nem todo mundo sabe, mas é a partir do ensino fundamental que a maioria dos estudantes pode ser beneficiado por programas educacionais como é o caso do Educa Mais Brasilum programa que oferece bolsas de estudo em instituições privadas.

Ensino Médio

O ensino médio é a última etapa da educação básica, dando incio aos processos posteriores como a educação tecnológica e a educação superior.

Neste período, os jovens já possuem entre 15 e 18 anos e tem um grande direcionamento educacional voltado para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), principalmente para quem está no terceiro ano.

Existem apenas três séries nesta última etapa, sendo elas: o 1°, o 2° e o 3° ano do ensino médio. Se aprovados no último ano, os estudantes recebem o diploma de conclusão do ensino básico.

Educação de Jovens e Adultos

Mas vale mencionar que existe ainda uma etapa diferenciada para os estudantes que não conseguiram concluir o nível básico: a Educação Para Jovens e Adultos (EJA).

Esse sistema permite que jovens e adultos concluam as etapas da educação básica em um período reduzido de tempo. As aulas acontecem no horário noturno.

O modelo educacional é bem similar ao ensino básico, possuindo aulas regulares, apresentação de trabalhos, avaliações, entre outros recursos.