O que pode levar a eliminação do candidato na prova do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos mais aguardados por jovens e adultos de todo o país. O vestibular possui regras de participação que podem eliminar o candidato no momento de prova e quem vai passar pelo processo seletivo, deve estar atento a esses parâmetros. Confira a seguir os procedimentos que podem deixar você fora da corrida para a graduação:

O Enem é o processo seletivo padrão para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior e por isso, milhares de pessoas se inscrevem para ele todos os anos. E através do exame, que os candidatos poderão gerar uma pontuação para se inscrever no SISU 2020 e no PROUNI 2020.

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é destinado a distribuição de vagas para as universidades públicas. A datas do SISU em 2020 serão anunciadas um pouco após ao lançamento da nota do Enem e por isso, os estudantes devem estar atentos.

Enquanto isso, o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) é direcionados para os estudantes interessados em bolsas parciais e integrais da rede privada de ensino. As datas de inscrição ocorrem depois das datas do SISU.

Para poder ter direito a participar desses processos, o candidato deve estar atento aos que levam à eliminação. Confira a seguir:

Começar a prova antes das 13h30

A prova do Enem é realizada em todo o Brasil e por isso, todos os candidatos precisam ter o mesmo tempo de prova. Se após a distribuição de folhas, o fiscal e chefe de sala identificarem o problema, podem direcionar o candidato a unidade responsável por eliminá-lo.

Deixar o local de prova antes de 2 h de duração

O candidato não é obrigado a permanecer em sala, mas é necessário ressaltar que a correção de sua prova só será considerada após 2 h de permanência.

Sair de sala sem acompanhamento do fiscal após 13h

Quem vai participar da prova, pode circular até 13h da tarde, antes da entrega da prova, a partir daí, somente pode sair acompanhado de um fiscal.

Desobedecer às instruções do fiscal e chefe de sala

O fiscal e o chefe de sala estão presentes durante a realização da prova para garantir igualdade e assistência para todos, as instruções devem ser aceitas.

Utilizar qualquer material fora das regras ou dispositivo eletrônico

No edital do Enem, o estudante encontra todos os materiais permitidos assim como a cláusula de proibição total dos objetos eletrônicos.

Se recusar a passar pela revista eletrônica

A revista eletrônica está prevista em edital e deve ser realizada todos as vezes que o candidato entrar e sair da sala.