Requisitos para obter isenção da taxa de inscrição do Enem

O  Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova anual realizada para distribuir vagas no ensino superior. Todos os anos, milhares de estudantes se inscrevem para participar da seleção e para isso, precisam cumprir com a taxa anual de participação da prova. Entretanto, vale a pena mencionar que algumas pessoas são isentas dessa taxa e para saber se você está incluso nos requisitos, veja as informações a seguir:

O Exame Nacional do Ensino Médio é a forma padrão de ingresso no ensino superior, sendo possível para os candidatos se inscrever com a pontuação alcançada em programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade Para Todos (PROUNI).

Anualmente, os estudantes se inscrevem para participar do exame e concorrer as vagas disponíveis. Para tanto, é necessário estar atento ao lançamento do edital e participar das inscrições dentro do prazo estimado.

Mas vale a pena mencionar que a candidatura do estudante só é reconhecida quando mesmo cumpre com o pagamento da taxa de inscrição. Do contrário, a candidatura do mesmo não é reconhecida.

Isso é claro, para aqueles candidatos que não estão inclusos nos requisitos de isenção do Enem. Estes precisam realizar a solicitação de isenção dentro do prazo.

Geralmente, o pedido precisa ser enviado com bastante antecedência, para a equipe avaliadora classifique corretamente as categorias de isenção.

Mas será que você tem direito a não pagar a taxa de inscrição do Enem? Para saber, verifique a seguir quais os requisitos que estão inclusos na isenção:

Programas sociais

Quem é beneficiário de programas sociais como o Bolsa Família 2020pode requirir a isenção do Enem, uma vez que o cadastro no programa é realizado pelo número do NIS. O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, destinado a pessoas que se encontram em situação de pobreza ou pobreza extrema, por isso, os beneficiários envolvidos não precisam pagar nenhum valor para participar do concurso.

Rede pública de ensino

Um outro público que pode estar pedindo a isenção do taxa do Enem são os estudantes da rede pública de ensino. Mas vale mencionar que somente os estudantes que concluíram os três anos do ensino médio que podem participar, sendo necessário comprovar o vínculo.

Rede Particular de ensino

Os alunos da rede particular podem se inscrever da prova do Enem gratuitamente, desde que estejam na condição de bolsista integral, sendo necessário ter concluído os três anos do ensino médio desta forma.