Vale a pena colocar seu filho pequeno em uma escola particular?

Ingressar o seu filho no processo escolar ainda é uma etapa que gera muitas dúvidas. Afinal, qual a idade ideal para o seu pequeno começar a frequentar a escola? Será que colocá-lo em uma instituição privada é um desperdício de dinheiro? Para esclarecer suas dúvidas, trouxemos algumas informações bem interessantes sobre o assunto. Veja tudo a seguir:

A educação é um processo cuidadoso que deve ser estabelecido em três âmbitos: o escolar, o familiar e o social. Assim, a criança pode ter um desenvolvimento completo e sem grandes dificuldades de construção pessoal.

O primeiro contato que a criança tem com processo educativos é no âmbito familiar e por isso, os país devem estar muito atentos a formação pessoal do filho.

Logo em seguida, vem o âmbito social, que dirá respeito ao convívio com os outros e como essa criança estará vivenciando as suas experiências em conjunto.

Por último, virá o âmbito escolar, um momento totalmente novo para a criança. Nessa etapa, as descobertas e aperfeiçoamento de habilidades são essências.

Qual a idade indicada para ingressar na escola?

O primeiro ponto para o qual o pai deve estar atento é a faixa etária da criança. Muitos pais preferem colocar os filhos na escola muito cedo, seja por necessidade ou por escolha própria.

E isso nem sempre é um problema, mas vale a pena enfatizar que a idade mais recomendada é entre 3 a 4 anos, pois a criança  já está em outra etapa do seu desenvolvimento cognitivo.

Nessa fase da infância, os pequenos estão conhecendo o mundo da leitura, da interpretação de texto e do próprio convívio diário com os coleguinhas.

Mas será que vale mesmo a pena colocar o seu pequeno em uma instituição privada de ensino?

No país, ainda existe um diferencial muito grande entre escolas públicas e privadas. Considerando essa informação, podemos afirmar que na escola particular, o seu filho estará contando com uma equipe apta para dar atenção as suas necessidades.

Além disso, as salas de aula são menos lotadas, proporcionando uma aproveitamento geral maior para os pequenos que frequentam as aulas diariamente.

As escolas voltadas para o ensino infantil estarão ainda promovendo diversos projetos para os pais e para as próprias crianças começarem a descobrir as suas afinidades.

Por isso, quem pensa que a escola nessa etapa é um desperdício, vale a pena ressaltar que pode ser um grande investimento no desenvolvimento pessoal e cognitivo do seu pequeno!