Arquitetura Sustentável em Portugal – Elementos a considerar
A arquitetura sustentável em Portugal é realizada desde a década de 1980. Claro, passou por várias transformações que buscam respeitar o meio ambiente com o uso de técnicas e materiais que não degradam o planeta. Alguns materiais não podem ter degradação zero; mas se minimizarem o impacto ambiental.
Muitos dos projetos de arquitetura sustentável se baseiam em tornar a energia elétrica, o espaço e os elementos nele inseridos muito mais eficientes. Sempre há coisas que devem ser levadas em conta dentro de arquiteturas sustentáveis.
iluminação natural
É um elemento fundamental porque a luz natural é usada para evitar o uso excessivo de eletricidade. O bom desse elemento é que ele é muito valorizado porque, na maioria das criações arquitetônicas, a luz natural é símbolo de conforto e boa saúde.
Quando a arquitetura sustentável é utilizada no Peru, evitam-se holofotes desnecessários e aproveita-se ao máximo a luz do sol. Particularmente neste caso, janelas largas são usadas.
Reutilização de materiais
Quando se fala em reaproveitamento de materiais, nem sempre se trata de elementos construtivos antigos; porque se trata de usar elementos da natureza como pedras e outros.
A ideia é acabar com a poluição para que os profissionais que se dedicam à área tentem reduzir o uso de materiais nocivos por aqueles que estão presentes na natureza.
Orientação adequada de edifícios e janelas.
Durante a construção dos projetos de arquitetura, é levada em consideração a orientação que permite economizar energia elétrica. A ideia é que o local possa ser ventilado em climas quentes, expulsando o ar poluído de dentro.
Também com a orientação adequada é possível aproveitar melhor o espaço para conseguir áreas mais bonitas. O edifício deve ser confortável o suficiente para ter um equilíbrio entre o inverno e o verão no que diz respeito ao isolamento.
Uso de pinturas ecológicas
As tintas ecológicas reduzem consideravelmente a emissão de elementos tóxicos no meio ambiente. Geralmente, na arquitetura sustentável, são utilizadas aquelas pinturas que são feitas de forma mais tradicional.
Em geral, as tintas ecológicas são feitas de proteína do leite, argila, pigmentos minerais e vegetais.
Graças aos elementos utilizados, garante-se que serão biodegradáveis e não causarão efeitos tóxicos ao homem e à natureza em geral.
Uso de painéis e telhas
O desmatamento é um problema global que causa muitos problemas para o meio ambiente.
O uso de telhas é ideal porque evita o uso de madeira e a atração de insetos para as instalações onde o projeto está sendo desenvolvido.
Ao usar casca de coco, fibra de vidro e outras telhas, evita-se que as árvores sejam cortadas devido à demanda da indústria.
Eliminação de pontes térmicas
Eliminar ao máximo as pontes térmicas permite reduzir o consumo de energia . Geralmente, o uso desta medida é tomado como prevenção para eliminar os pontos onde a energia elétrica escapa.
Os edifícios são os que mais utilizam este elemento durante o seu fabrico, pois uma vez construído será um pouco mais difícil fazê-lo.
Uso de materiais sustentáveis
Edifícios e outras construções são as primeiras causas do efeito estufa, por isso a arquitetura sustentável no Peru procura usar materiais que reduzam a poluição. Durante um projeto arquitetônico, o uso de derivados de petróleo é reduzido.
Não é possível reduzir 100% mas trata-se de utilizar elementos presentes na natureza em que sua fabricação não envie fatores poluentes como o CO2.
A madeira é um material utilizado na estrutura de edificações como parte da arquitetura sustentável, desde que amparada por um certificado de exploração responsável.
Uso de zonas verdes
As áreas verdes trazem benefícios para a purificação dos ambientes e para a melhoria dos ambientes de trabalho. As áreas verdes estão sendo muito bem aceitas em projetos de escritórios e na ambientação de edifícios.
Quando os trabalhadores puderem ver espaços verdes de suas janelas, eles sentirão uma sensação de tranquilidade. O mesmo efeito acontece quando conseguem ver uma bela planta dentro do espaço de trabalho.
Confort acústico
Para a Arquitetura Sustentável no Peru, todos os projetos arquitetônicos têm como elemento a redução do ruído externo. Ao não contaminar os escritórios e edifícios com fatores acústicos, consegue-se uma maior tranquilidade por parte do ser humano.
Para conseguir este efeito, são utilizados elementos isolantes de ruído em projetos de renovação ou construção de um espaço.
Energia renovável
Este elemento é sobre o uso de elementos solares e eólicos para obter energia. As energias renováveis, como os painéis solares, permitem não usar energia elétrica convencional.
Os edifícios são os que mais utilizam este elemento durante o seu fabrico, pois uma vez construído será um pouco mais difícil fazê-lo.
Se pretende ter uma equipa capaz de lhe prestar o melhor aconselhamento para os seus projetos de conceção e construção, a vantagem de trabalhar com a empresa de remodelações gerais Obrasnet é que tem anos de experiência na remodelações , conceção de escritórios e remodelações de interiores corporativos em Lisboa. .
Trabalhamos com materiais ecológicos que seguem as tendências atuais. Além disso, também lhe prestaremos todo o aconselhamento que necessitar com a maior cordialidade. Acompanhe-nos e saiba mais dicas sobre arquitetura ecoinovadora!