Qual a diferença entre Fies e Educa Mais Brasil?

Os vestibulandos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem acesso a diversos programas e cada um deles têm o seu próprio funcionamento e objetivo. Você sabe, por exemplo, qual a diferença entre o Fies e o Educa Mais Brasil? Leia o texto a seguir e entenda:

Close up of a man filling a standardized test form

Quem pretende participar ou já participou de uma prova do Enem precisa saber como utilizar a sua nota e garantir o sue ingresso no ensino superior.

Se você não sabe se vai aplicar a sua nota no FIES 2021 ou no Educa Mais Brasil 2021, vale a pena conferir as diferenças que existem entre esses programas. Veja abaixo:

Fies

O Fies é o maior programa de financiamento estudantil do país e parte de uma inciativa do Governo Federal junto com instituições do ensino privado.

Através do Fies, os estudantes aplicam a sua nota do Enem para concorrer a bolsas parciais e integrais no curso de sua escolha. Neste caso, a participação no Enem é obrigatória.

Uma outra particularidade do programa são os seus requisitos. Em primeiro lugar, os estudantes precisam comprovar renda baixa e média, já que este é um programa que visa proporcionar oportunidade para aqueles que não podem cumprir com os custos do ensino superior.

Além disso, também é necessário tirar uma nota mínima de 450 pontos, sendo igualmente necessário tirar uma nota maior que zero na prova da redação.

O Fies é conhecido por possuir os juros mais vantajosos do mercado e os estudantes recebem um prazo considerável após a conclusão da graduação para começar a pagar o financiamento.

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um programa de distribuição de bolsas que parte de uma parceria entre inciativa privada e instituições particulares do ensino superior.

O programa funciona 100% online através de uma plataforma digital, na qual os estudantes devem se inscrever para conseguir uma bolsa.

As bolsas podem ser de até 70%, pois o programa não oferta bolsas integrais. Vale mencionar que essas bolsas são para todos os níveis de ensino e não só para o ensino superior.

Diferente da maioria dos programas, o Educa Mais Brasil não exige a nota do Enem para garantir a bolsa do estudantes. Basta participar do vestibular da instituição.

Para garantir o desconto nas mensalidades, o estudante precisa cumprir com o valor de uma parcela integral referente ao seu curso. Após essa confirmação, todas as parcelas já passam a receber o desconto que é válido até o fim da graduação.